Quem fez e faz o Benefício

Edição após edição contamos com os melhores dos melhores para mostrar que o Benefício existe e é para todos. Esta é a nossa ficha técnica.

1ª Edição

Sobre esta edição

Luís Coutinho

Luís Coutinho

A sua resistência relembra-nos constantemente que o que importa é a forma cuidada como se produz e que é possível contrariar o movimento que nos dita que a quantidade e a velocidade devem substituir a qualidade e a lentidão própria dos ciclos vitais. O Luís também defende que o conceito de gestão é que faz toda a diferença.

Pedro Dias

Pedro Dias

O Pedro Dias é criativo e tem duas grandes paixões: a família e a publicidade, sendo os seus dois filhos as criações de que mais se orgulha. É licenciado em Ciências da Comunicação e começou o seu percurso profissional como copywriter na HPP, agência de Marketing Relacional. Passou depois pela Bates Portugal, Young & Rubicam e McCann Erickson.

Pedro Mouzinho

Pedro Mouzinho

Pedro Mouzinho é editor de imagem e realizador. Em 2010 ganhou um Promax BDA (óscares da edição) por Best Editing GOLD Award e em 2011 recebeu dois prémios de bronze em Melhor Edição no The Kinsale Shark Awards.

Rui Lemos

Rui Lemos

Licenciado em Design de Comunicação pelo Instituto Politécnico de Portalegre. Aventurou-se na área do design nas agências Santa Fé, RMAC e BAR. Utiliza o grande domínio em ferramentas tão distintas como o 3D, Branding, Ilustração, Motion e Fotografia para complementar a sua visão criativa e funcional da disciplina.

Lavandaria

Lavandaria

Oficina de serigrafia manual e estúdio de design. O nome foi herdado do espaço onde trabalhamos, em Lisboa, que já tinha “Lavandaria” escrito na vitrine. Desenhamos e imprimimos projectos assinados por nós e imprimimos projectos de outros estúdios, ilustradores e artistas. Gostamos dos detalhes que tornam cada projecto especial.

2ª Edição

Sobre esta edição

Ana Laranjero Serrazina

Em 2004 muda-se para Lisboa para estudar Aquitectura do Design na FAL. Depois de completar os estudos, trabalha durante dois anos e ruma à América do Sul de mochila às costas; de lá trouxe memórias inesquecíveis e imagens inspiradoras. Com ideais de sustentabilidade, decide pôr mãos à obra e cria a K3YBOARD, projecto de bijuteria que tem como material principal teclas de computador usadas. Rapidamente o hobby passa a projecto a tempo inteiro. Os paralelismos conceptuais entre as duas marcas foram, e são, um factor importante na sua decisão de embarcar nesta aventura.

Denise Cunha

Foi aos 9 anos que descobri que o meu sítio pertencia ao território da arte. Definir-me é-me difícil. Curiosa, irrequieta e eternamente insatisfeita. Não sou uma, sou muitas entre as artes visuais, o cinema e a fotografia contemporânea. À procura será sempre um caminho.

João Castro

Aos cinco anos, publicaram-me um conto – “era uma vez um atacador e um sapato, e o atacador fugiu”. por volta dos doze um desenho da branca de neve deu uma bicicleta como prémio. da esperança em ser um escritor reconhecido a ser um pintor brilhante. tudo se esmoreceu ao longo dos anos. desenhos falados, os mapas, começaram a ocupar a minha atenção. licenciado em geografia, com pós graduação em planeamento urbano e outra em políticas de inovação. o quotidiano assume o seu curso natural, não sem antes escrevinhar os mais variados desvios (a nariz entupido, a umbigo entre outros) e muitas saídas à noite, porque nunca se sabe a que horas nasce o sol.

Mohammad Ameen

De origem paquistanesa e natural da cidade de Lahore, Moahmmad Ameen chegou a Portugal em 2004 e resolveu viver em Lisboa. Ameen trouxe consigo uma larga experiência na área do téxtil e peles; trabalhara na Royal Leather Industries, Ltd. no Paquistão e achou por bem fazer a base do seu negócio em algo que conhecia e que fazia falta em Lisboa. Em 2005 abriu a sua alfaiataria.
Hoje, orgulha-se de poder contribuir para a realização de projectos de pequena escala e sente que só assim consegue desenvolver todas as suas capacidades criativas e técnicas.

Nuno Galvão Correia

Iniciou-se na fotografia em 1988. Após actividade variada em jornais e revistas, e fundador de algumas publicações, acabou por especializar-se em fotografia de comida, área que concilia com a fotografia publicitária e de packaging. É um fotógrafo generalista, que aprofundou os aspectos técnicos e artísticos da produção fotográfica de comida, e esse género ocupa 70 por cento da sua actividade actual. Exemplo editorial de comida: Blue Cooking. Exemplos editoriais do que faz para se distrair da cozinha: Máxima, Elle, Máxima Interiores, Vogue, Wine ou Espiral do Tempo.

Rita Guerreiro

Há 20 anos terminou a Licenciatura em Gestão e desde essa altura que se dedica à área de gestão cultural. Na produtora cultural Cassefaz, que é a sua segunda casa, tem sido a responsável pela gestão de uma carteira diversificada de projetos, entre espaços culturais, espetáculos, eventos e ativações de marca. Além de formadora e consultora na área da gestão financeira em instituições do sector cultural e criativo, Rita está sempre à espreita de oportunidades para participar em novos projetos e fazer vingar boas ideias.

Ricardo Duarte

Engenheiro sem fato nem gravata mas com a vontade permanente de esticar o dia para além do tradicional horário das 9 às 5. Assim me deixo afastar do quotidiano, distraído pelo pulsar de paixões que timidamente me puxam para longe da rigidez de uma rotina empresarial. Sem pensar muito no como, deixo-me fluir por entre coisas que nem compreendo bem. Assim encontrei a Nariz Entupido e assim me deixarei andar sem saber o que mais vou encontrar.

Rui Café Estevão

Com grande experiência no mercado de grande consumo numa multinacional, integrou mais tarde um grupo de comunicação português, desempenhando funções de direção para as áreas de ativação de marca e digital marketing.
Responsável pela gestão de um grupo de 120 farmácias, lançou recentemente uma empresa na área dos nutracêuticos. Em todo o seu percurso profissional sempre procurou inovar e diferenciar-se como forma de criar valor.

Rui Ribeiro

Ser realizador de sonhos e contador de estórias mas sem conhecer o caminho. A publicidade foi a direção fácil mas o jeito para os números arredou-o da criatividade. Criativo dos racionais e racional dos criativos, é santo sem altar. Alimenta-se da energia do som e é alma rebelde que procura mas nunca está bem. Ao lado do Benefício.

Sandra de Almeida

Começou pelo desporto, passou pela escola de arquitectura, pelo caminho estudou línguas, trabalhou como empregada de mesa e acabou em distribuidoras de cinema. Actualmente gere redes sociais e é directora do Shortcutz Lisboa, um movimento internacional de curtas-metragens. Apaixonada por música e viagens, nada melhor que juntar as duas paixões e voar para um qualquer país e assistir a um concerto. Ainda a tentar perceber o que fazer, vai fazendo.

Sara Ribeiro

Sou de Lisboa e uma miúda trabalhadora e sonhadora, que quer e tenta ser um bom exemplo da sua geração. Tenho feito um percurso profissional como repórter e produtora de televisão. Atualmente tenho duas rubricas no site Spot Mais, que me permitem fazer aquilo de que mais gosto – dar a conhecer gente que vale a pena e tirar os meus convidados da zona de conforto. É tudo uma questão de alinhar comigo…

Batistas, S.A.

A BATISTAS, S.A. foi fundada em 1995, ocupando actualmente uma área de cerca de 100.000 m2 na Quinta de São Julião e Nabais, na Azambuja. Cerca de metade das instalações está afecta à actividade industrial, sendo a restante destinada a zona verde de protecção. É aqui que a Batista, S.A. faz o desmantelamento dos Veículos em Fim de Vida; nestas instalações faz todo o processo de corte e fragmentação e posterior triagem. Esses materiais são encaminhados para reciclagem e os restantes resíduos são encaminhados para destinos ambientalmente adequados.

Dot Flow

Em 2013 o Paulo Figueiredo decidiu fundar a sua própria empresa, a Dot Flow. O Paulo conhece e movimenta-se no mercado publicitário português desde 1999, tem larga experiência de trabalho em agências de publicidade nacionais e internacionais, e já foi parceiro de estúdios de pós-produção e de fotografia. Alia o grande domínio técnico à dedicação e ao olho para o detalhe. Coloca no centro o trabalho fotográfico e desenvolve o conceito com subtileza visual e realism; estas são as marcas da Dot Flow.

Loja! da Produção Criativa

Somos a LOJA! com a assinatura da Produção Criativa. Com o novo conceito trouxemos para o mercado da produção gráfica e da comunicação: inovação e mudança constantes. Orgulhamo-nos de colocar a criatividade e o conceito em primeiro lugar. Damos consultoria na escolha de técnicas e de materiais, e fazemos o controlo de todas as fases de produção com qualidade e rigor. Permanecemos em constante mudança e podemos afirmar que brevemente temos mais e melhores novidades.

NSF Laser

Uma pequena empresa familiar fundada em 1890. Situa-se num dos bairros mais antigos de Lisboa – Campolide – e soube desde cedo acompanhar o progresso.
Presta serviços inovadores de corte e gravação a laser, e possibilita o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de ideias, através de processos criativos com resultados e acabamentos perfeitos.

Planetiers

Tudo o que podes fazer pelo Planeta num só sítio. Pretendemos que as decisões sustentáveis e ecológicas sejam as mais simples para o nosso nosso dia-a-dia. A Planetiers, como mercado online sustentável, pretende conectar empresas e consumidores para que se obtenha um impacto positivo em grande escala. Ao agregarmos, promovermos e vendermos todas as soluções que permitem a cada um de nós ser mais sustentável, estamos a facilitar o crescimento do mercado mais importante da nossa história. Se só um mudar, a mudança pode ser invisível, mas se essa mudança inspirar os outros, mudamos o mundo.

Valorcar

A VALORCAR é uma entidade privada sem fins lucrativos e a sua principal missão é responder aos desafios da legislação comunitária e nacional sobre gestão de Veículos em Fim de Vida (VFV), organizando a recepção, o tratamento e a valorização destes resíduos, e promovendo a melhoria do desempenho ambiental, económico e social da sua gestão em Portugal.

3ª Edição

Sobre esta edição

Alberto Quintas

Alberto Quintas

Tudo começou nos anos 80 esta vida criativa, um começo menos improvável num atelier de maquetas arquitectura – A ESCALA – num bairro em Lisboa, a Mouraria. Entre um curso de ilustração num atelier no Teatro de Almada, seguiu-se a primeira agência de publicidade já em 92, depois um convite para um projecto gráfico e coordenador de uma revista de música 100% Jovem. Acabei por ficar na area do Design Gráfico/criativo em publicações das revistas. Volta ao Mundo, National Geoprahic e Mundial. Como Coordenador e Projecto Gráfico da revista Arquitectura e Vida da agência de comunicação Loja da Imagem. No grupo BLUE , como Designer Gráfico/Ilustrador – Blue Travel, Blue Cooking, Blue Wine com algumas ilustrações publicadas nas edições. Projecto gráfico para um suplemento do Público, da revista LIDER. Direcção de arte e projectos como Monstros do Ano, É a vida Alvim, Prémios Novos e colaboração como Design Gráfico/ilustrador na Revista Gin Lovers, OutJazz, Outfest umas das últimas colaborações visiveis na cidade Lisboa o painel ilustrado infográfico, terreo na entrada do Elevador de Santa justa. O Handmade é a minha paixão.

Dário Pimpão

Dário Pimpão

João Pedro Sousa

João Pedro Sousa

João Pedro Sousa nasceu em Évora em 1989, tendo completado na mesma cidade os estudos em Artes Visuais. Formou-se no ano de 2012 em Mestre em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Lisboa, onde desenvolveu a tese de Mestrado “Novos Espaços Culturais: O Panorama por Detrás dos Pequenos Ícones”. Participou em várias conferências e workshops, colaborou na organização de eventos e exposições com trabalhos da sua autoria, numa das quais foi co-autor de um catálogo e de um documentário premiado sobre a obra do arquitecto Luiz Cunha. Foi em 2013 arquitecto estagiário na empresa Wierszyllowski & Projektanci, atelier de arquitectura e design de interiores na Polónia. Colabora desde 2013 com a equipa do Vitruvius FabLab – ISCTE-IUL, laboratório de investigação e fabricação digital, onde está envolvido em vários projectos e na organização de eventos e workshops dessa área. Concluiu em 2015 o Curso de Estudos Avançados em Arquitectura Digital (CEAAD), um curso conjunto do ISCTE-IUL e da FAUP, com o projecto de investigação “CorkBuild: Expanded Corkboard Parametric Building System”, patrocinado pela empresa Amorim Isolamentos.

Marta Pimpão

Marta Pimpão

Nuno Miguel Dias

Nuno Miguel Dias (ou o dIAZ), nasceu em Benfica de 1975 mas refugiou-se, no dia seguinte, na Margem SOL, onde habita desde então. Foi jornalista durante 15 anos, muitos deles com o Melhor Trabalho do Mundo: Ser pago para viajar e escrever (e fotografar) sobre isso. Em revistas de viagens. Mas como achava que “travelwriter” era um epíteto mais bonito, deixou de pagar a Carteira Profissional. Ou então porque a saudosa Blue Travel já não remunerava os seus jornalistas. Hoje em dia integra o Dept.º de Marketing da MSC Cruzeiros, mas continua a escrever sobre coisas, se lhe pedirem com muito jeitinho. Depois de já ter bebido café. Na maior parte do tempo é pai, na menor também, na restante só se não puder.

Loja! da Produção Criativa

Somos a LOJA! com a assinatura da Produção Criativa. Com o novo conceito trouxemos para o mercado da produção gráfica e da comunicação: inovação e mudança constantes. Orgulhamo-nos de colocar a criatividade e o conceito em primeiro lugar. Damos consultoria na escolha de técnicas e de materiais, e fazemos o controlo de todas as fases de produção com qualidade e rigor. Permanecemos em constante mudança e podemos afirmar que brevemente temos mais e melhores novidades.

Lavandaria

Lavandaria

Oficina de serigrafia manual e estúdio de design. O nome foi herdado do espaço onde trabalhamos, em Lisboa, que já tinha “Lavandaria” escrito na vitrine. Desenhamos e imprimimos projectos assinados por nós e imprimimos projectos de outros estúdios, ilustradores e artistas. Gostamos dos detalhes que tornam cada projecto especial.

Vitruvius FabLab ISCTE-IUL

Vitruvius FabLab ISCTE-IUL

O Vitruvius FabLab ISCTE-IUL (VFABLAB-IUL) consiste num espaço de partilha de conhecimento, de fabricação e inovação. A inovação e desenvolvimento passa cada vez mais pela relação próxima dos criativos com as universidades, com as empresas e com as indústrias nacionais, tendo em vista a exploração de sinergias que permitam enriquecer os processos de desenvolvimento e aplicação de soluções a diferentes escalas. O laboratório de fabricação digital apoia a inovação através da materialização de ideias. Faça-nos uma visita para conhecer as nossas instalações e/ou para realizar algum projeto! Estamos de portas abertas de segunda a sexta-feira no ISCTE-IUL.

4ª Edição

Sobre esta edição

Ângela Subtil

Vem da terra de Bordallo, das cavacas, das termas e cresceu numa família ligada à cerâmica – e talvez tenha sido isso que a fez ter olho e gosto pelo o belo e por aquilo que é feito com as mãos. Escolheu ser terapeuta, co-fundadora da Associação Portuguesa de Massagem Infantil e “mãe” da Casa da Árvore. Ângela nunca perdeu o interesse pelas artes e ofícios que trazia vivos na memória desde a infância. É desses tempos que vem o gosto pelas mantas de Minde que enfeitavam a casa dos seus avós. Há alguns anos embrenhou-se no coração da Serra d’Aire à caça dos padrões da sua infância, dos velhinhos instrumentos tradicionais que faziam as famosas mantas restavam apenas dois e com os poucos artesãos que ainda lhes conhecem os preceitos, começou a trabalhar com o intuito de reacender a paixão pela manufactura, pelos padrões do antigamente, pela arte da terra – pela tradição. Foi assim que nasceu a Subtil Loom e é assim que objectos nascidos de uma arte que o tempo quis atirar para o esquecimento ganham a pouco e pouco um novo fulgor. Estes são os seus “fios com história”.

Carlos Batalha

Carlos Batalha denomina-se um inventor autodidata. Nascido em Lisboa em 1980, cresceu com espírito irrequieto, o que o leva à recusa de um percurso académico em prol da pura criação. Descobriu o amor pela madeira aos 32 anos e desde então, dedica-se ao restauro e à marcenaria. A oficina Pode Ser! e a << p Á s >> home living & design são os “meninos dos seus olhos”. Nos dias de hoje cria objectos à imagem do que lhe vai na alma e descobriu a magnífica arte de esculpir quase à luz da vela. Para qualquer desafio, PODE SER!

João Pedro Sousa

João Pedro Sousa

João Pedro Sousa nasceu em Évora em 1989, tendo completado na mesma cidade os estudos em Artes Visuais. Formou-se no ano de 2012 em Mestre em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Lisboa, onde desenvolveu a tese de Mestrado “Novos Espaços Culturais: O Panorama por Detrás dos Pequenos Ícones”. Participou em várias conferências e workshops, colaborou na organização de eventos e exposições com trabalhos da sua autoria, numa das quais foi co-autor de um catálogo e de um documentário premiado sobre a obra do arquitecto Luiz Cunha. Foi em 2013 arquitecto estagiário na empresa Wierszyllowski & Projektanci, atelier de arquitectura e design de interiores na Polónia. Colabora desde 2013 com a equipa do Vitruvius FabLab – ISCTE-IUL, laboratório de investigação e fabricação digital, onde está envolvido em vários projectos e na organização de eventos e workshops dessa área. Concluiu em 2015 o Curso de Estudos Avançados em Arquitectura Digital (CEAAD), um curso conjunto do ISCTE-IUL e da FAUP, com o projecto de investigação “CorkBuild: Expanded Corkboard Parametric Building System”, patrocinado pela empresa Amorim Isolamentos.

Nuno Miguel Dias

Nuno Miguel Dias (ou o dIAZ), nasceu em Benfica de 1975 mas refugiou-se, no dia seguinte, na Margem SOL, onde habita desde então. Foi jornalista durante 15 anos, muitos deles com o Melhor Trabalho do Mundo: Ser pago para viajar e escrever (e fotografar) sobre isso. Em revistas de viagens. Mas como achava que “travelwriter” era um epíteto mais bonito, deixou de pagar a Carteira Profissional. Ou então porque a saudosa Blue Travel já não remunerava os seus jornalistas. Hoje em dia integra o Dept.º de Marketing da MSC Cruzeiros, mas continua a escrever sobre coisas, se lhe pedirem com muito jeitinho. Depois de já ter bebido café. Na maior parte do tempo é pai, na menor também, na restante só se não puder.

Vitruvius FabLab ISCTE-IUL

Vitruvius FabLab ISCTE-IUL

O Vitruvius FabLab ISCTE-IUL (VFABLAB-IUL) consiste num espaço de partilha de conhecimento, de fabricação e inovação. A inovação e desenvolvimento passa cada vez mais pela relação próxima dos criativos com as universidades, com as empresas e com as indústrias nacionais, tendo em vista a exploração de sinergias que permitam enriquecer os processos de desenvolvimento e aplicação de soluções a diferentes escalas. O laboratório de fabricação digital apoia a inovação através da materialização de ideias. Faça-nos uma visita para conhecer as nossas instalações e/ou para realizar algum projeto! Estamos de portas abertas de segunda a sexta-feira no ISCTE-IUL.