+ Quem somos +
+ Sleeve Subtil Loom +

Ângela Subtil
Vem da terra de Bordallo, das cavacas, das termas e cresceu numa família ligada à cerâmica – e talvez tenha sido isso que a fez ter olho e gosto pelo o belo e por aquilo que é feito com as mãos. Escolheu ser terapeuta, co-fundadora da Associação Portuguesa de Massagem Infantil e “mãe” da Casa da Árvore. Ângela nunca perdeu o interesse pelas artes e ofícios que trazia vivos na memória desde a infância. É desses tempos que vem o gosto pelas mantas de Minde que enfeitavam a casa dos seus avós. Há alguns anos embrenhou-se no coração da Serra d’Aire à caça dos padrões da sua infância, dos velhinhos instrumentos tradicionais que faziam as famosas mantas restavam apenas dois e com os poucos artesãos que ainda lhes conhecem os preceitos, começou a trabalhar com o intuito de reacender a paixão pela manufactura, pelos padrões do antigamente, pela arte da terra – pela tradição.
Foi assim que nasceu a Subtil Loom e é assim que objectos nascidos de uma arte que o tempo quis atirar para o esquecimento ganham a pouco e pouco um novo fulgor. Estes são os seus “fios com história”.

Carlos Batalha
Carlos Batalha denomina-se um inventor autodidata.
Nascido em Lisboa em 1980, cresceu com espírito irrequieto, o que o leva à recusa de um percurso académico em prol da pura criação.
Descobriu o amor pela madeira aos 32 anos e desde então, dedica-se ao restauro e à marcenaria. A oficina Pode Ser! e a << p Á s >> home living & design são os “meninos dos seus olhos”.
Nos dias de hoje cria objectos à imagem do que lhe vai na alma e descobriu a magnífica arte de esculpir quase à luz da vela.
Para qualquer desafio, PODE SER!

NUNO MIGUEL DIAS
Nuno Miguel Dias (ou o dIAZ), nasceu em Benfica de 1975 mas refugiou-se, no dia seguinte, na Margem SOL, onde habita desde então. Foi jornalista durante 15 anos, muitos deles com o Melhor Trabalho do Mundo: Ser pago para viajar e escrever (e fotografar) sobre isso. Em revistas de viagens. Mas como achava que “travelwriter” era um epíteto mais bonito, deixou de pagar a Carteira Profissional. Ou então porque a saudosa Blue Travel já não remunerava os seus jornalistas. Hoje em dia integra o Dept.º de Marketing da MSC Cruzeiros, mas continua a escrever sobre coisas, se lhe pedirem com muito jeitinho. Depois de já ter bebido café. Na maior parte do tempo é pai, na menor também, na restante só se não puder.

JOÃO PEDRO SOUSA
João Pedro Sousa nasceu em Évora em 1989, tendo completado na mesma cidade os estudos em Artes Visuais. Formou-se no ano de 2012 em Mestre em Arquitectura pelo Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, Lisboa, onde desenvolveu a tese de Mestrado “Novos Espaços Culturais: O Panorama por Detrás dos Pequenos Ícones”. Participou em várias conferências e workshops, colaborou na organização de eventos e exposições com trabalhos da sua autoria, numa das quais foi co-autor de um catálogo e de um documentário premiado sobre a obra do arquitecto Luiz Cunha. Foi em 2013 arquitecto estagiário na empresa Wierszyllowski & Projektanci, atelier de arquitectura e design de interiores na Polónia. Colabora desde 2013 com a equipa do Vitruvius FabLab – ISCTE-IUL, laboratório de investigação e fabricação digital, onde está envolvido em vários projectos e na organização de eventos e workshops dessa área. Concluiu em 2015 o Curso de Estudos Avançados em Arquitectura Digital (CEAAD), um curso conjunto do ISCTE-IUL e da FAUP, com o projecto de investigação “CorkBuild: Expanded Corkboard Parametric Building System”, patrocinado pela empresa Amorim Isolamentos.

VITRUVIUS
FABLAB ISCTE-IUL
O Vitruvius FabLab ISCTE-IUL (VFABLAB-IUL) consiste num espaço de partilha de conhecimento, de fabricação e inovação. A inovação e desenvolvimento passa cada vez mais pela relação próxima dos criativos com as universidades, com as empresas e com as indústrias nacionais, tendo em vista a exploração de sinergias que permitam enriquecer os processos de desenvolvimento e aplicação de soluções a diferentes escalas. O laboratório de fabricação digital apoia a inovação através da materialização de ideias.
Faça-nos uma visita para conhecer as nossas instalações e/ou para realizar algum projeto! Estamos de portas abertas de segunda a sexta-feira no ISCTE-IUL.